X

Convenção Coletiva de Trabalho 2021 é assinada

 

A comissão de negociação das entidades se reuniu, ontem (12), para a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho

Em reunião realizada ontem (12), na sede do Sinduscon-Rio, a comissão de negociação da entidade e os representantes do Sintraconst-Rio fizeram a aprovação e a assinatura do texto da Convenção Coletiva de Trabalho, que já está em vigor, com validade até março de 2022. Pelo texto, o reajuste salarial teve aumento de 3,5%, sendo retroativo a março deste ano, os benefícios sociais foram mantidos sem reajustes e há novidades, como a cláusula de home office e a inclusão do projeto Martelão 3S. 

Segundo o presidente do Sinduscon-Rio, João Manoel Fernandes, o texto foi construído dentro da realidade que o cenário de pandemia e de retomada da economia permite, com o objetivo maior de manter os empregos. “Este ano, além de congelar os benefícios sociais, conseguimos fechar o reajuste salarial abaixo da inflação. Parece pouco, mas, se considerarmos o acumulado dos anos,  significa uma redução de 40%, ou seja, se o reajuste fosse pela inflação, oneraria 40% a mais as empresas. Estamos fazendo a diferença e tentando garantir os empregos”, disse ele, acrescentando que o pagamento do retroativo das diferenças salariais poderá ser pago em três parcelas, a partir de junho e como abono salarial.

Os presidentes do Sinduscon-Rio, João Fernandes, e do Sintraconst-Rio, Carlos Antônio, assinam a CCT 2021

Entre as novidades da Convenção Coletiva de Trabalho está a inclusão da cláusula sobre home office, que dispõe sobre a possibilidade de execução das atividades no modelo híbrido, permitindo que o auxílio alimentação ou refeição seja pago no valor de 75% do funcionário presencial. 

Outra novidade é o projeto do Sintraconst-Rio, chamado Martelão 3S, que oferece serviços sociais e de saúde para o trabalhador. “É mais um benefício social para o trabalhador, previsto na contrapartida do sindicato dos trabalhadores, que significará o aperfeiçoamento e a melhoria do atendimento àqueles que estão nos canteiros”, destacou o presidente da entidade, Carlos Antonio Figueiredo Souza.  

O texto da Convenção Coletiva de Trabalho segue para o Sistema Mediador da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Economia e será disponibilizada na íntegra, ainda nesta semana.

Carta de Oposição

No ato de registro da Convenção Coletiva de Trabalho no Sistema Mediador do Ministério da Economia, passa a valer o prazo de 10 dias úteis para que os trabalhadores não associados ao sindicato da categoria se manifestem, caso não deseje o desconto da Cota de Participação Negocial Laboral. Assim, será preciso o comparecimento pessoal, na sede do Sintraconst-Rio, com carta de próprio punho, não sendo admitido envio postal. Às empresas que se opuserem ao desconto, é preciso entrar em contato com o Sinduscon-Rio, pelo telefone (21) 2221.5225, para mais informações.

 

 

Parceiros do Sinduscon-Rio
Seja um parceiro >>
Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio)
Rua do Senado 213 Centro Rio de Janeiro RJ
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 8h30 às 17h.